Joinville: setor de eventos impulsiona taxa de ocupação hoteleira
- Rede BV
- 22 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

No mês de setembro, os hotéis de Joinville registraram a segunda melhor taxa de ocupação do ano, atingindo 50,16% das unidades habitacionais ocupadas. O número fica atrás, apenas, do resultado obtido no mês de julho (61,12%), historicamente o melhor período para o setor, em virtude do Festival de Dança.
Além de superar os índices registrados nos outros meses do ano, o número também ultrapassou o mesmo período de 2016, quando a taxa registrada foi de 47,34%.
Para o presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, Raulino Schmitz, o crescimento deve-se, principalmente, aos eventos realizados em Joinville, como a Intermach 2017, o 3º CONEMB – Congresso Nacional das Engenharias de Mobilidade e o 45º COBENGE – Congresso Brasileira de Educação em Engenharia que, juntos, receberam cerca de 27,5 mil pessoas.
“O turismo de eventos é um dos principais nichos do setor em Joinville, e ajuda a movimentar todo o mercado, incluindo hotéis, restaurantes, serviços de transporte, comércio etc. É uma atividade essencial para o crescimento sustentável do turismo local e depende do trabalho conjunto da iniciativa privada, entidades representativas e poder público”, afirma Schmitz.
Entre essas entidades, está o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JCVB), que atua na captação de eventos para a cidade. De acordo com o executivo do JCVB, Giorgio de Souza, os bons resultados obtidos pelos hotéis em setembro, devem-se repetir em outubro, com a realização do ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção, do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Congresso Brasileiro de Neuropsicopedagogia e Circuito Soul de Cicloturismo.
Ainda segundo a entidade, em 2017, os eventos técnico-científicos devem movimentar cerca de R$ 9 milhões em Joinville, resultando em aproximadamente 27 mil room nights (pernoites). No entanto, a efetividade do trabalho do JCVB depende, também, do apoio de seus associados.
“Na condição de entidade associativa, a melhor forma de colaborar é fazer parte da entidade e contribuir para fortalece-la, dando cada vez mais condições de prospectarmos eventos para a cidade, já que essa articulação acontece com muito tempo de antecedência. Para se ter ideia, iniciamos a tratativa para tentar captar o ENEGEP em 2011, e somente em 2017 ele veio a ser realizado em Joinville. O evento não veio sozinho, foi preciso todo um trabalho de bastidores para que o evento fosse confirmado para Joinville”, explica Giorgio de Souza.
Ainda em 2017, dois grandes eventos serão realizados em Joinville: o 16º Congresso Brasileiro do Sono, de 1º a 4 de novembro; e o 43º Congresso Nacional de Soldagem, de 6 a 9 de novembro.
Outro importante incentivo, aprovado recentemente em Joinville, foi a redução da taxa do Imposto Sobre Serviço (ISS) para as empresas promotoras de eventos, que baixou de 5% para 2%.
Para Raulino Schmitz, o cenário pode ser representado como um tripé, sustentado pelo trabalho realizado pelo JVCB, pelos sinais positivos da economia e pela redução da alíquota: “Com o imposto menor, o município acaba arrecadando ainda mais, já que o volume de eventos deve aumentar. A prefeitura se sensibilizou com a mobilização do trade e o assunto foi resolvido. Isso é muito positivo para o turismo de Joinville e para toda a cidade”.
Comments