Ressaca causa destruição na orla da praia em Barra Velha
- Rede BV
- 18 de set. de 2017
- 1 min de leitura

Barra Velha foi mais uma vez atingida pela força do mar. Na última quarta-feira(13) a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte isolou parte do calçadão da Praia do Tabuleiro e a Rua Armando Petrelli, na Península da Lagoa, após a Ponte Pênsil também sofreu interdição pelo órgão de transito municipal.
Estudos feitos pelo CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR – CTTMAR, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI. Explicam que no litoral centro-norte catarinense, durante a ocorrência de tempestades geradas pela passagem de sistemas frontais, processos de transposição(overwash), os sedimentos são jogados pelas ondas sobre as avenidas beira-mar (Balneário Camboriú) ou para retaguarda do cordão de dunas frontais (Barra Velha) e que a urbanização ocorrida nestas áreas litorâneas sem a devida atenção aos processos dinâmicos costeiros nos seus Planos Diretores representa um fator significativo que têm levado à conseqüências muitas vezes desastrosas.
ACESSE a integra do trabalho realizado pelo CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR – CTTMAR, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI.
Comments