O primeiro jornal da cidade de Barra Velha
- José Carlos Fagundes
- 28 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

Dr Parísio Geminiano Cidade (em destaque) e família. Dezembro de 1930
Dr. Parísio Geminiano Cidade nasceu em Florianópolis no dia 11 de junho de 1904. Antes de se formar em medicina foi pastor da igreja Presbiteriana de Camboriú e mais tarde o idealizador do hospital evangélico de Curitiba.
Nos anos vindouros transferiu-se para Barra Velha onde passou a clinicar na sede da colônia de pescadores (Z-4), oportunidade em que pode prestar relevantes serviços ao bem estar e a saúde do nosso homem do mar.
Geminiano cidade Foi também um dos primeiros moradores de Barra Velha a incentivar o turismo e a divulgar as belezas naturais da região.
Em fevereiro de 1958 fundou o primeiro jornal da cidade (Jornal de Barra Velha), que circulou em edições eventuais até 1968.
Através do jornal iniciou algumas campanhas memoráveis, como por exemplo, a instalação de um telefone publico e rede de energia elétrica para o distrito. Na mesma época engajou-se no movimento pela emancipação política de Barra Velha, articulando-se com as demais lideranças, que pleiteavam a criação do novo município. Dr. Parísio Cidade faleceu em Itajuba no dia 25 de junho de 1987 e esta sepultado no cemitério municipal de Curitiba.
Comments